Tráfego, a melhor ferramenta para aumentar suas vendas
É fundamental para o sucesso de qualquer projeto de uma empresa, que haja pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer ou vender. O tráfego é exatamente isso: a audiência que o seu site ou suas redes sociais tem. É um dos pilares fundamentais para que você tenha visibilidade e atraia novos clientes, conquiste mais fãs, mais seguidores e mais leitores. Segundo a classificação do Google, existem duas formas de tráfego: pago e orgânico.
Qual a importância do tráfego para o seu negócio?
O tráfego nada mais é do que a sua audiência, isso quer dizer que toda vez que eu falar a palavra Trafego você pode entender como clientes. Então eu repito a pergunta dessa forma: Qual a importância de ter clientes em seu negócio? E neste sentido, sua importância já fica bem explícita: sem tráfego, seu site, blog, canal do YouTube ou seu perfil no Instagram não teria nem razões para existir, já que suas ações e estratégias não teriam um público final.
Além disso, um site com bom tráfego tem maiores chances de conversão, público-alvo amplo, maior interatividade e, é claro, chances de vender muito mais. Na verdade, só tem um jeito de vender mais, oferecer para mais pessoas. É isso que o trafego faz, traz mais pessoas para a sua loja.
O que é Tráfego Pago?
O Tráfego Pago são anúncios publicitários criados através de plataformas específicas gerando acesso rápido ao seu site, ele também é conhecido como Link Patrocinado. Para ilustrar, pense no Google. Exemplo: sabe quando você faz uma pesquisa qualquer na internet, os primeiros resultados que aparecem são algumas publicidades que estão em destaque, certo? Pois bem, eles são chamados de Links Patrocinados. Ele não só aparecerá ali, mas também em blogs ou sites que tenham o programa de filiação do Google.
Esse tipo é ofertado pelas grandes companhias de Internet. Os mais comuns encontrados é o Facebook Ads, o Google Ads, o Youtube Ads, Taboola e o mais recente no mercado é o Tiktok Ads. Os locais de exibição desses anúncios podem variar de acordo com cada empresa, bem como o tempo de duração e valores. O CPC (Custo por Clique) será cobrado de você, dentro de um orçamento diário pré-estabelecido antes da campanha, no momento da contratação. Dessa forma, você só será cobrado quando alguém clicar no seu anúncio, daí a importância de contratar a agencia correta que vai fazer a estratégia certa para alcançar o público ideal para seu negócio.
Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico é exatamente o contrário do tráfego pago. Também conhecido como tráfego livre, ele não é pago – mas isso não significa que não seja preciso investir no mesmo.
No orgânico você tem que fazer todo o trabalho manualmente, enquanto no trafego pago depois de configurado a própria plataforma do Facebook ou google se encarrega de entregar seus conteúdos.
As melhores estratégias do orgânico consiste em você curtir, comentar e seguir muitos perfis por dia para que alguma dessas pessoas venha a olhar seu conteúdo e talvez se interessar pelo que você tem a oferecer a ela. Geralmente muitas empresas contratam funcionários para ficar fazendo isso o dia todo e todo dia. É uma estratégia que, de certa forma, dá certo, você consegue muitos contatos, porem não é muito eficiente em relação a conversão desses contatos em vendas, geralmente esses contatos não são específicos e segmentados como os contatos do trafego pago.
O tráfego orgânico e o tráfego pago geralmente se complementam nas estratégias de marketing digital das empresas. O objetivo de fazê-lo é atrair pessoas para ver o conteúdo ou produto que você tem disponível para vender. A diferença do Tráfego Pago para o Tráfego Orgânico é que no pago, você paga pelo clique. Então, qual a vantagem?
Por que investir em Tráfego Pago?
Agora que você aprendeu o que é Tráfego Pago e orgânico, vamos ver quais são os benefícios do trafego pago?
A vantagem dele é que você selecionará as palavras-chaves relacionadas àquilo que você deseja comunicar e o seu site poderá aparecer nas primeiras posições do Google, face book, Instagram, Youtube, sites, aplicativos e agora no Tiktok com mais facilidade do que com o tráfego orgânico, aumentando sua visibilidade e ampliando a sua Taxa de Conversão. Assim, você será visto de maneira ampla, gerando volume de tráfego no seu site e conquistando sua reputação online. O interessante do Tráfego Pago é a intensidade com que ele irá se divulgar e na forma como você poderá personalizar o seu anúncio, chegando a quem realmente está interessado naquela informação, aumentando o potencial da sua marca.
Com a estratégia certa no trafego pago, você sempre vai estar visível para o seu publico alvo. Quer ver como funciona? Vamos imaginar que você é dono de uma loja que vende bicicletas. Você faz algumas campanhas de anúncios com uma boa estratégia de trafego pago e coloca em todas as plataformas. Então, uma pessoa que é um potencial cliente seu esta no facebook e vê um de seus anúncios no feed do facebook dele, ele se interessa dá uma olhada no anuncio mais não clica no link, depois ele vai para o Instagram e vê outro anuncio seu no stories e um outro no REELS, mais tarde ele vai assistir um vídeo no youtube e adivinha quem está lá fazendo anúncio? Você.
Ele vai pensar que sua empresa dominou a internet, depois de tomar a decisão então por comprar uma bike ele vai até o google e digita bicicletas a venda, e como se fosse magica a sua empresa aparece como primeira opção para ele comprar, quando ele vê que é a mesma empresa que ele viu no facebook, no Instagram e no youtube você pode ter certeza que ele tem 80% de chances de comprar de você essa bicicleta. Essa é uma das estratégias do marketing digital para aumentar suas converções.
Por fim, é uma ótima ferramenta do Marketing Digital, já que irá gerar grande quantidade de clientes para a sua empresa, fortalecendo a sua marca e fazendo com que ela fique exposta em todos os resultados pré-determinados por você, tornando-se assim, relevante na memória do seu possível cliente.
Gostou do artigo? Entendeu o que é Tráfego Pago? Entendida qual é a diferença entre os principais tipos de tráfego existentes? Lembre-se que na hora de determinar as estratégias, táticas e ações de marketing digital de sua empresa, elas devem buscar o aumento não só de um, como de todos os tipos de tráfego existentes e destacados anteriormente.
Dionsley Silva é Gestor de tráfego, Fundador e CEO da Agência DXP Digital. Também especialista em Lançamentos, E-commerce e Negócios Locais.
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