InícioDestaquesVocê ganha o que merece, ou o que você vale?

Você ganha o que merece, ou o que você vale?

Você ganha o que merece, ou o que você vale?

Recentemente estava em uma empresa quando um funcionário veio me perguntar como ele faria para pedir aumento para o chefe dele, ele já estava há três anos na empresa e nunca havia recebido uma aumento sequer, e se mostrava muito indignado em nosso diálogo!

“Ok, você quer aumento, mas porque seu chefe lhe daria?” perguntei eu, e ele me disse sem hesitar: “Porque eu mereço, eu trabalho duro aqui e preciso ser reconhecido!”. O que o nosso personagem talvez não entenda (e você talvez não concorde…) é que no atual mercado de trabalho nós não somos pagos pela importância do nosso trabalho, e sim pela raridade do nosso trabalho, segundo o consultor Waldez Ludwig. Cruel ou não, essa é a verdade! Eu se fosse chefe desse funcionário avaliaria três coisas:

1 – O trabalho dele vale o que eu já pago de salário?
2 – Ele tem opções de ganhar mais do que eu pago (têm concorrentes querendo tirá-lo de mim?)
3 – Se eu não der o aumento, ele vai permanecer na empresa?

Simples assim, e é como a maioria dos empresários pensa. Você já não se revoltou em pensar porque pessoas que trabalham bem menos podem ganhar tanto? Porque o pedreiro que levanta prédios ganha tão menos que o Arquiteto e o Engenheiro? A resposta: raridade.

Pense comigo: Vamos imaginar que um pedreiro se revolte e decida que sua hora trabalhada terá o mesmo valor da hora do engenheiro. O que você acha que vai acontecer? A resposta é óbvia! Mas porque esse pedreiro não vai conseguir ter sucesso? Por que não fez faculdade? Talvez! Mas acho que o fator principal é pelo fato de que somos pagos pelo que “valemos” aos olhos dos nossos “compradores”, e para eles pouco importa o quanto você “acha” que vale! A perfeição nesse relacionamento é alcançada quando quem contrata, paga o que considera ser justo, e quem recebe acha que esta recebendo o que merece!

Talvez se todos os pedreiros do mundo se unissem, tudo seria diferente. Talvez todos fossemos obrigados a pagar o que eles consideram justos, mas sempre, sempre mesmo, haverá muitos que pela necessidade, aceitarão receber não o que merecem, mas o que valem (ou acham que valem)!

Por isso enxergo que agregar valor ao seu oficio é a grande solução para aqueles que desejam ser valorizados pelo mercado. Para sobreviver, é preciso se vender bem (no bom sentido é claro). Então, se venda o mais caro que puder, desde que haja sempre pessoas dispostas a pagar o seu valor. Que haja satisfeitos com o que você entrega.

Quando não existem pessoas que estejam dispostas a pagar o seu preço, é hora de avaliar se o que você merece, é o que você vale! Se você é funcionário, você deve receber pelo menos umas 2 propostas de emprego (para ganhar mais) por ano. Se você é empreendedor, tenha uma carteira satisfeita com o que pagam pelo seu serviço, e se a sua referência for “barateiro”, melhor ainda… Atingiu o topo!


Rodrigo Dias Dorval é empresário, palestrante, consultor, programador, DBA a ativista do empreendedorismo há mais de 15 anos, Diretor da RDORVAL Soluções em Tecnologia, empresa que atende clientes em mais de 10 países. Formado em Sistemas de Informação, com especialização em desenvolvimento web, segurança e banco de dados. MBA com foco em “Master Strategic Marketing Concepts and Tools to Address Brand Communication in a Digital World” (Mestre em conceitos e ferramentas de marketing estratégico para abordar a comunicação da marca em um mundo digital), como parte do iMBA da University of Illinois at Urbana-Champaign. Certificado como “Customer Relationship Management Administrator” pela SugarCRM University.

Apaixonado por Clubes de Desbravadores e Ministério Jovem.

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