Empreendedorismo na saúde: A arte de multiplicar esperança
Domingo, fim de tarde. Inúmeras pessoas estão passeando nos shopping centers, parques, shows ou restaurantes. Ninguém está pensando em ir a um hospital nesse momento. Um ambiente hospitalar não está associado a prazer e muito menos entretenimento. Existem muitos lugares bem melhores e bem mais divertidos para visitarmos, porém, apesar de todos os cuidados que tivermos infelizmente por vezes seremos surpreendidos por problemas de saúde e inevitavelmente teremos contato com um serviço de saúde em algum momento da nossa vida. Posso até afirmar que poderemos nos esquecer dos passeios divertidos do domingo à tarde eventualmente, mas uma visita a um hospital jamais é esquecida. Os dramas, os medos e as dores, são lembrados por anos a fio e nos marcam profundamente.
Quando falamos em empreendedorismo, pensamos imediatamente em criação de novos negócios, realização de projetos e concretização de novas ideias. Na área da saúde, isso não é diferente. No entanto há certas particularidades nesse segmento que devem ser levadas em consideração. Um atendimento a uma pessoa vulnerável exige muitas responsabilidades civis, ética, boa formação profissional e uma equipe multidisciplinar bem ajustada. A complexidade e o conhecimento administrativo disponíveis na atualidade para empreendimentos assim, são amplos e dominá-los exigirá muita dedicação dos profissionais envolvidos.
Há muitos anos atrás, havia um estigma de que os ambientes hospitalares eram assustadores. Com o tempo e a modernidade há uma maior conscientização em relação à importância da humanização desses setores onde o paciente não é apenas tratado como portador de uma doença mas sim como um consumidor com todos os direitos que um cliente de qualquer outra área de negócios merece ter. Como cliente, precisa ser tratado com respeito, dignidade além de ser muito bem informado em relação ao produto ou serviço que ele está comprando ou consumindo. Dessa forma, serviços de saúde tem buscado maneiras mais efetivas de se ajustarem a essas novas demandas e através de meios como acreditações, consultorias e treinamentos ampliam a qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços prestados.
Uma pesquisa realizada em uma grande rede hospitalar, perguntou para os clientes qual era principal pergunta realizada nas enfermarias. A resposta, surpreendeu a todos os pesquisadores. A pergunta mais realizada era: “Como posso aquecer a água do chuveiro?”. O pior de tudo era que ninguém, nem médicos, enfermeiros, auxiliares de serviços gerais e administrativos sabiam como resolver o problema. Uma questão até simples, mas que causava dores adicionais nos pacientes e que não eram levadas em consideração pela equipe de atendimento.
Essa história, registra bem o fato de que as maiores necessidades de um paciente em um hospital, nem sempre estão relacionadas apenas com sua doença. Estamos falando aqui de um consumidor que tem anseios e vontade de ser muito bem tratado, principalmente quando se encontra em sofrimento. Aqui, observamos que empreender na saúde, é também conseguir gerar um valor que vai muito além dos lucros. É compreender que toda a equipe de colaboradores precisa estar treinada e antenada com a missão da empresa. Essa atitude é essencial para o sucesso de um projeto assim.
Todo empreendimento, não importa a área, se é social ou privado, precisa se fundamentar em alguns princípios. Planejamento, administração responsável, equipes de alta performance, logística adequada e parcerias eficientes. Na saúde, o sucesso, além desses princípios, depende de algo mais. É preciso que os prestadores (médicos, enfermagem, secretárias, administradores e todos os demais envolvidos) compreendam que diferentemente de um restaurante ou uma loja, o cliente, não está ali de livre e espontânea vontade. Ele não foi ali para passear ou buscar entretenimento. Ali, está um semelhante que sofre, tem medo, e merece o melhor atendimento possível.
Um atendimento ruim, trará maiores problemas ainda para alguém que precisa de recuperação. Mas uma atenção de alto nível em uma hora como essa resultará em uma experiência inesquecível e encantadora. É um privilégio poder ver o sorriso de alguém que sai feliz após uma consulta médica ou recebe alta do hospital com a sensação de ter sido muito bem cuidado.
E você ? Quando foi a última vez em que foi atendido em um serviço de saúde? Se foi em uma empresa que prezou pelos princípios descritos aqui, tenho certeza de que as lembranças terão sido bem positivas. Talvez, nem se lembre direito de alguns passeios no parque no dia de domingo, agora tenho certeza de que um bom atendimento em um dia de dor será lembrado para sempre. E o melhor, você recomendará este serviço a outras pessoas para que recebam o mesmo tratamento diferenciado que recebeu. Empreender na saúde, é multiplicar esperança e boas lembranças no momento mais difícil da vida das pessoas.
Sergio Ricardo de Souza Cunha é Médico Endoscopista, com MBA em Gestão de Clínicas e Consultórios ( UNYLEYA), Empresário, Palestrante e Proprietário da Clínica de Endoscopia Endovídeo
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