Sete dicas para conseguir um bom emprego
Enquanto escrevo esse artigo, cerca de 13,2% da população estão desempregados. Claro que esse número é muito maior se levarmos em conta os trabalhadores informais que trabalham sem carteira assinada.
Na outra ponta, existem várias empresas e recrutadores procurando perfis qualificados para preencherem vagas de oportunidade.
Trabalho com recrutamento e seleção há anos, e já vi de tudo (ou quase tudo). Bons candidatos com currículos mal feitos, currículos sem telefone de contato, pai como referência no currículo, candidato que não comparece as etapas de seleção depois liga chorando pedindo nova oportunidade, e até candidato ruim que me enganou direitinho em todo o processo seletivo, chamados “ratos de entrevista”.
Não importa qual seja seu caso, vou te ensinar sete dicas infalíveis para conseguir um bom emprego.
1. Currículo: Faça com muita atenção. Capriche na estética e confira várias vezes todas as informações. Ele será seu cartão de visitas. Um bom currículo não pode ter mais do que 2 páginas. Coloque seus últimos empregos com data de entrada/saída e funções desempenhadas. Peça para alguém analisar seu currículo. Distribua e envie para várias empresas de seu interesse. Algumas empresas hoje preferem receber por e-mail.
2. Entrevista: Prepare-se para a entrevista. Estude a empresa. Procure nas redes sociais e internet o máximo de informações sobre cultura e políticas da empresa. Seja pontual. Vista-se adequadamente para a função. Se você estará fazendo entrevista para um cargo de mecânico, por exemplo, para que ir de terno? Se a empresa possui um estilo mais despojado, vá assim. Mas se a empresa é séria e todos trabalham de social, use algo social.
3. Nunca fale mal de sua última empresa: Durante a entrevista você será questionado sobre seus empregos anteriores. Não fale mal do seu ex chefe ou da sua antiga empresa. Desavenças são comuns e fazem parte. Seja profissional. Não leve para o lado pessoal. Intrigas como “eles não gostavam de mim” só demonstram sua insegurança e imaturidade.
4. Qualificação: Você precisa continuar se aperfeiçoando, estudando, fazendo networking e cursos. Se você já domina sua área, estudo algo que esteja indiretamente relacionado. Pessoas que param no tempo, reduzem seus ganhos de forma gradual. Existem vários cursos online e gratuitos na internet. Uma mente que estuda nunca fica igual, ela expande.
5. Demonstre interesse: Durante todo o processo seletivo, demonstre que está à disposição para participar das etapas. Se ocorrer de você não poder por um motivo pessoal, explique ao recrutador que tem interesse, porém nesse dia e horário você tem outro compromisso, mas coloca-se à disposição para participar em outro horário se for possível.
6. Investigue a empresa: Agora é hora de você analisar a empresa para saber se você quer trabalhar com eles. Acredito que tem que ser bom para as duas partes: bom para a empresa e bom para o colaborador. Se a balança não estiver equilibrada, os dois saem no prejuízo. Leve em consideração o salário oferecido, carga horária, benefícios e o principal, oportunidades de crescimento dentro da empresa. Não aceite a primeira proposta, se não estiver dentro do que você deseja. Já vi candidatos que estavam desesperados e aceitaram a primeira proposta e pouco tempo depois encontraram propostas melhores.
7. Seja quem você prometeu ser: Currículo aceita tudo. Se você colocou que é uma pessoa proativa, seja! Vista a camisa. Dê tudo de si. Trabalhe como se a empresa fosse sua. Continue investindo na sua carreira e em você.
Seja sempre autêntico e fiel ao que você acredita. Oportunidades existem diariamente. Uma boa rede de relacionamentos pode abrir portas incríveis para sua carreira. Alguém que é seu colega de trabalho hoje, pode ser seu gerente amanhã.
Esta não é uma fórmula única. Encontre você também uma maneira de conquistar aquele emprego dos sonhos e tenha sucesso.
Viviane Moraes Cândido Cunha é Psicóloga Clínica e Organizacional. Consultora de empresas na área de Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Palestras de motivação, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal desde 2005.
Psicóloga Clínica Especialista realizando atendimentos de pacientes no presencial ou on-line desde 2009.
Specialties:
MBA em Gestão de Pessoas;
Especialista em Psicologia Clínica.
Instagram: @vivipsicologa
Linkedin: @viviane-moraes-cândido-cunha