A jornada atrás do sucesso
Os restaurantes Jeito Villa Bistrô e Jeito Villa Restaurante são da mesma empresa familiar composta pelos pais Edson Gimenez e Ana Gimenez e seus filhos Elisana Morais, Agatha Gimenez, Edson Gimenez, Alom Campos e seus colaboradores, atualmente 7 funcionários entre mensais e diaristas.
É fato que não nascemos empreendedor, nos tornamos, nos quebramos, nos refazemos, e nos moldamos para alcançar esse título. Título que por vezes carrega glórias e vitórias, mas para chegar nesse resultado pelo caminho encontramos as pedras e buracos que nos fazem por vezes desanimar.
Tudo começa pela necessidade de ser algo para alguém, ou ser o destaque de alguém, engraçado que quanto mais queremos acertar mais difícil fica e a frustração vem, até queremos desacreditar que não somos competentes o suficiente. Nesse momento ore, respire, pare, reveja. Como dizia Steve Jobs; “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida ou como um resultado que aponta uma nova direção”. Então mude e não tenha medo da mudança.
A nossa história começou em 2020 na pandemia, abrimos uma casa de bolos, empreendimento pequeno, mas tinha tudo para dar certo, ou pensava, que tinha! Talvez o romantismo empresarial, falta de experiência, recursos, culminou no fechamento depois de nove meses de loja. Me cobrei muito por não ser aquela empresaria de “Tiktok” que faz todo seu estoque com o auxílio emergencial, que chuta, defende, ataca e faz o gol. Primeira lição: não se comparem! Não existe um formato exato para todos. A realidade é diferente para cada um, a estrutura é diferente pela sua região, você tem outras preocupações.
Foi aí, depois de me libertar dos padrões que achamos o caminho, desenvolver um novo produto, no lugar somente de fazer o que está no roteiro. Assim nasceu o Jeito Villa Bistrô, da necessidade de inovar, de enxergar a necessidade da comunidade, de ser o que precisava ser, naquele momento. E não se deixar abater. A casa hoje atende por semana média de 1200 a 1500 “esfihas abertas”. Entre rodízio de sabores, e combos. A ideia de inovar com as esfihas abertas veio em uma reunião familiar, onde resolvemos que “Juntos somos mais fortes”. Cada um na sua área crescendo juntos, cada bloco sendo construído do zero, que fase boa, fizemos o logo, acertos e erros na cozinha, ouvimos, melhoramos, mandamos fazer cada parte cada estrutura. Nasceu e cresceu, que felicidade. Ser empreendedor não é o mesmo que ser empresário porque no empreendedorismo você cria constrói e se reinventa a todo tempo, e sim meus amigos isso dói e custa tempo, noites em claro e muito suor.
Após nove meses de Jeito Villa Bistrô aprendemos que menos é mais, que precisamos delegar funções repartir e acima de tudo expandir, o amor a culinária a servir foi tanto que abrimos o Jeito Villa Restaurante com a cara, a coragem e o limite bancário! Segunda e importante lição: Jovens tenham capital de giro! Se informem de parceiros, cresça com quem quer que você cresça, faça cursos, e movimentem o comércio local. Grandes startups e franquias já estão estabilizadas, mais seja aquele diferencial, aquela luz que brilha onde os outros não chegam, apoiem a agricultura familiar e tenha tempo para sua família também. Como diz a Palavra há tempo de plantar e de colher, se semearmos com responsabilidade e fé, a colheita virá!
Elisana de Campos Gimenez Morais é Tecnóloga em Alimentos e Coo Fundadora Jeito Villa Bistrô e Jeito Villa Restaurante
Instagram Jeito Villa Bistrô: @jeitovillabistro
Instagram Jeito Villa Restaurante: @jeitovillarestaurante