InícioDestaquesGestão Ágil x Tradicional: Qual é mais eficiente?

Gestão Ágil x Tradicional: Qual é mais eficiente?

Gestão Ágil x Tradicional: Qual é mais eficiente?

Nos últimos anos a metodologia ágil tem crescido de forma surpreendente, sendo o método Scrum e Kanban os líderes do Ranking de crescimento, principalmente em empresas de Desenvolvimento de Software e Marketing. De acordo com o 15º relatório de Status Ágil, as empresas de software tiveram um aumento significativo de utilização de práticas ágeis, indo de 37% em 2020 para 86% em 2021. Mas não podemos descartar o longo histórico de sucesso que a metodologia tradicional tem obtido em tantos anos de práticas por especialistas das mais diversas áreas. Ambas metodologias tem um longo “case de sucesso”. Mas, o que as duas metodologias possuem de diferente? Se o método tradicional é tão eficiente, por que surgiu o Ágil? E se o método Ágil é eficiente, por que ainda usam o tradicional? Para que possamos ter essas respostas, precisamos primeiro entender a diferença entre cada um deles! Vamos juntos?

Gestão Tradicional
A gestão de projetos surgiu no século passado, mas só em 1969 surgiu o Project Management Institute (PMI) com o objetivo de desenvolver e divulgar melhores práticas para o gerenciamento de projetos. Um dos grandes feitos do PMI, se não o maior, foi a criação do Guia PMBOK. Este documento é uma referência básica para o Gerenciamento de Projetos e para as certificações. De acordo com o Guia PMBOK, a gestão de projetos possui 5 fases: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e o Encerramento.
O modelo tradicional, tem como foco, o planejamento de tudo o que será realizado do início ao fim do projeto. Afinal, tudo precisa estar muito bem definido, ainda no escopo do projeto, para que o planejamento possa ser seguido com eficácia e obter um bom resultado no produto final. Portanto, mudanças durante a fase de execução, não são bem vidas, já que isso causaria mudança no planejamento, retrabalho, e talvez até mudança de custo.

Gestão Ágil
A gestão ágil surge no início dos anos 2000, quando um grupo de 17 profissionais discutiam com o objetivo de encontrar soluções que tornassem possível uma entrega mais rápida dos projetos, e partir disso, surgiu o Manifesto Desenvolvimento Ágil de Software.
No documento, encontram-se os princípios fundamentais para o desenvolvimento ágil, aplicáveis a todos os tipos de metodologias. De acordo com o manifesto, a equipe é considerada mais importante do que as ferramentas e os sistemas utilizados. Nesse sentido, tais metodologias priorizam as pessoas, sua criatividade, sugestões e insights.

De forma resumida, vou mostrar a diferença entre as duas metodologias:


Agora que já entendemos a diferença, o que podemos concluir?

Existe uma frase dita pelo General Americano, George Patton, na 2ª Guerra Mundial que diz o seguinte: Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha. De fato, é quase impossível planejar tudo o que vai acontecer no projeto, por isso a frase do General Patton. E posso pontuar vários motivos:

  • O cliente não sabe explicar exatamente o que deseja
  • O cliente pode ter novas ideias durante o projeto
  • O gestor do projeto não consegue visualizar com exatidão, o que o cliente imaginou
  • As comunicações podem falhar
  • A estratégia do negócio pode mudar
  • O processo pode mudar de prioridades
  • Uma necessidade que não estava no escopo anteriormente, pode surgir
  • Entre outros…

 

 

 

É por esses e vários outros motivos que nenhum plano sobrevive ao campo de batalha, pois a verdade é que todos os planos precisam de ajustes ao longo da execução. Isso significa que a metodologia ágil é mais eficiente, já que é mais flexível à mudanças, certo? Errado! A verdade, é que não existe metodologia certa ou errada, melhor ou pior. Existe metodologia que fará mais sentido no seu projeto, e outra, que não fará sentido algum.

Como escolher a metodologia adequada?
Vou mostrar dois exemplos:

Projeto 01: O seu projeto é a construção de uma ponte, então, você precisará saber todos os detalhes antes do início da execução. Imagine construir a metade da ponte e o cliente diz que agora quer a largura da ponte um pouco mais ampla?! Não é viável que projetos como esse esteja aberto às alterações, por isso, o planejamento do início ao fim, é indispensável.

Projeto 02: O seu projeto é o desenvolvimento de um software. Dificilmente alguém leigo em programação conseguirá explicar tecnicamente o que ele precisa, além disso, o desenvolvimento de software te oferece a vantagem de poder entregar o projeto por partes através de releases. Também possibilita dividir o projeto em sprints (reuniões com frequências pré determinadas) para que o dono do produto avalie aquilo que está sendo desenvolvido, evitando assim, qualquer tipo de mal entendido. Então, sem dúvida, o método Scrum é o mais ideal para esse projeto.

Por isso, sempre analise bem seu projeto, para que saiba exatamente qual metodologia usar. Alguns pontos que devem ser considerados, são: Você tem um vislumbre completo do seu projeto? Você sabe o suficiente sobre o resultado desejado? O seu projeto pode sofrer mudanças no meio do percurso? Todas essas perguntas, vão te ajudar a decidir qual é a melhor metodologia para o seu projeto.

Apesar de Métodos ágeis terem como principais características, valores, pessoas, ser iterativo, isso não é uma desculpa para o caos ou nenhum gerenciamento. Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha, mas sem plano, você certamente está destinado ao fracasso. O planejamento básico para alinhamento da equipe é essencial. O sucesso é um esforço de equipe, e a falha é culpa de todos.


Vanessa Martins é Administradora, Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos. Atualmente exerce a função de Gerente Administrativo na RDORVAL Soluções em Tecnologia.